sábado, 18 de agosto de 2012

Qual o poder da música na sua vida?





Bom, começar o texto com uma pergunta dessa é meio estranha, até porque se tem uma coisa em que sou apaixonado é por música (talvez seja por isso que eu sou músico... rs). Mas a pergunta é sim pra se pensar, mesmo pra pessoas que trabalham, vivem, ou respiram música!


Com sábias palavras, Dalvimar Galo resumiu: "A música chega onde as palavras não alcançam." E é verdade!! A música tem esse poder, a música tem essa força! Quantas vezes estamos mal, escutamos uma música, e ela toca bem no nosso interior e pensamos: "Ele fez essa música pra mim? Tem tudo a ver comigo...". Até quando estamos felizes, cantamos pra nos expressar.


Nos anos 60 vivíamos uma época de ditadura e os músicos usavam o poder da música para cantar suas revoltas e vontade de mudar de país, muitos treinadores usam músicas antes de uma competição para incentivar seus atletas, esses são pequenos exemplos de como a música alcança o íntimo do ser humano.


E como artista, sempre me preocupei muito não só nos acordes, mas nas letras. A mensagen que a letra passa é de suma importância. Quando era mais novo adorava músicas de cunho político, que te fazia parar para pensar e te deixar com vontade de mudar esse país.


Não sou hipócrita de dizer que não escuto algumas músicas por causa de sua letra, até por causa de ser músico, algumas músicas me tocam simplesmente por suas melodias ou guitarras distorcidas…rs. Só que eu sei discernir uma música boa e uma letra ruim, ou vice versa. Mas infelizmente nem todos sabem.


Muitas pessoas vivem exatamente o que você diz na sua música. É só olhar o mundo a sua volta e ver quantas pessoas não vivem exatamente o que as músicas que elas escutam diz? Como o Dalvimar Gallo falou: “A música chega aonde as palavras não alcançam”, por isso os compositores, sejam católicos ou não, tem que se preocupar com o que escreve.


Agora te pergunto: Se a música tem esse poder, porque não o usamos para o bem? Por que não escrevemos músicas falando de coisas boas e que possam passar coisas boas para as pessoas? Se Deus te deu esse dom, use-o a favor e não contra. Pra que plantar discórdia se você pode plantar o amor? Pra que provocar algo que possa ser ruim para as pessoas?


É só responder a uma questão: “Você gostaria de ver seu filho ou filha vivendo o que você escreve?”


Então se você quer mudar o mundo, comece por você. Pense nisso, trabalhe a favor de Deus. Se não quer falar de Deus nas suas músicas, fale de amor, de paz, de alegria… assim você vai utilizar muito bem os dons que Deus lhe deu e vai plantar Deus no coração das pessoas, porque quando se fala de amor, de paz, de alegria, mesmo que inconscientemente, você está falando de Deus, não tem como fugir.


“Você pode não mudar o mundo sozinho, mas pode fazer a sua parte para tentar mudá-lo.”

Abraços e Seja Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário